Você baixa suas fotos no seu computador ou em um dispositivo de segurança regularmente? Se a resposta for não, é bom começar a fazer, porque não há nada pior do que perder fotos que consideramos importantes. Isso também se aplica às fotos que tiramos com nossas câmeras. Salve suas fotos sempre.

Qual é a melhor maneira de armazenar fotos digitais?

Se você tiver muitas dúvidas ao procurar soluções de armazenamento para suas fotos, darei algumas dicas. Você decide a melhor opção para atender às suas necessidades, levando em consideração o quanto deseja gastar e a quantidade de fotos que possui. Quanto maior a capacidade do dispositivo, mais caro ele será. Mas tenho certeza de que seria muito mais triste e mais caro não poder recuperar suas fotos.

Pen drive

Uma das maneiras mais comuns de armazenar e transportar arquivos de imagem é o pen drive, um dispositivo compacto e portátil que pode ser levado para qualquer lugar. Sua capacidade de armazenamento é variável e podem ser encontrados modelos de 2 a 256 GB, mas, apesar de ser a opção mais barata, esse dispositivo é frágil e suscetível a ataques de vírus. Tende a ter mais erros de leitura ou arquivos corrompidos. Portanto, não é o mais adequado para armazenamento, sendo de fato seguro apenas para transportar arquivos de uma máquina para outra.

Cartões SD (Secure Digital)

Os cartões de memória SD (Secure Digital) são muito semelhantes aos pen drives. A diferença é que eles estão conectados aos dispositivos através de portas específicas e não através da porta USB. A maioria das câmeras digitais já vem com um cartão de memória incluído para armazenar as imagens e, posteriormente, baixá-las no computador. Além disso, nem todos os computadores, desktop ou notebook, possuem slots de cartão SD específicos, exigindo a compra de um adaptador USB.

Nuvem

Uma prática que tem sido amplamente usada por muitas pessoas é armazenar imagens online em serviços conhecidos como nuvens. Os arquivos são armazenados em um servidor online e podem ser acessados ​​e gerenciados pelo usuário a qualquer momento através de vários dispositivos (incluindo telefones celulares e tablets), desde que estejam conectados à Internet. Existem vários servidores que oferecem planos gratuitos com capacidade de armazenamento razoável, como Google Fotos, Google Drive, Dropbox, iCloud, entre outros.

Se você não possui um grande volume de imagens para armazenar, é uma boa opção e sempre pode contratar um plano pago, se necessário. O ideal é usar a nuvem como um backup, um backup que você pode acessar quando estiver longe do dispositivo principal, mas sem dispensar a cópia física.

HD interno (Hard Drive - disco rígido interno)

Uma dica que vale sempre a pena para quem gosta de fotografia é aumentar a capacidade de armazenamento do próprio computador. Isso pode ser feito com a compra de um poderoso disco rígido, que garantirá a segurança de seus arquivos e um melhor desempenho da máquina.

HD externo (Hard Drive - disco rígido externo)

Um disco rígido externo é um disco rígido portátil. Este é um dispositivo adequado para backup seguro de seus arquivos, pois possui grande capacidade de armazenamento e pode ser conectado a outros dispositivos facilmente devido à sua conexão USB. O preço deste dispositivo varia dependendo de sua capacidade interna, que pode ser entre 200 GB e 8 TB, mas em geral é bastante acessível.

No entanto, apesar da segurança e portabilidade, não é recomendável manter seus arquivos exclusivamente no HD externo, pois este dispositivo é muito delicado e não suporta quedas ou "solavancos". Ou seja, um simples acidente pode fazer com que você perca todas as suas fotos.

SSD (Solid State Drive - unidade de estado sólido)

É uma nova proposta de armazenamento que tem muitas vantagens. Os SSDs não sofrem possíveis falhas mecânicas e são insuperáveis ​​em termos de velocidade. O pior SSD encontrado será pelo menos três vezes mais rápido que um disco rígido de boa qualidade. Eles têm um consumo de energia muito baixo, são pequenos e leves. Como desvantagens, os SSDs são muito mais caros que outros dispositivos e a capacidade de armazenamento ainda não é muito grande.

Dicas: além de adquirir um dispositivo de armazenamento confiável e eficiente, existem outras precauções que você deve tomar para garantir a segurança de seus registros - afinal, quando se trata de dispositivos digitais, ninguém está livre de eventuais falhas ou danos.

• Mantenha pelo menos três cópias de seus arquivos em diferentes dispositivos de armazenamento (no computador, no disco rígido externo e na nuvem, por exemplo). Assim, se alguma das cópias for perdida, você terá a outra salva.

• Faça backup de suas fotos com frequência. Pelo menos uma vez por mês ou de acordo com sua necessidade.

• Transfira as fotos do seu computador para uma das cópias de backup.

 

• Migre seu backup periodicamente.

Lembre-se de que toda mídia de armazenamento tem uma vida útil e pode simplesmente parar de funcionar a qualquer momento. Portanto, é ideal renovar esses dispositivos pelo menos a cada três anos ou conforme necessário.

Imagens: Pinterest