top of page
IMG_20200604_220432_591.jpg
IMG_20200604_220437_869.jpg
IMG_20200602_104910_052.jpg
IMG_20200604_220447_101.jpg
IMG_20200604_220450_443.jpg
IMG_20200604_220456_415.jpg
IMG_20200604_220459_907.jpg
BRA titulo decorando com porta retratos.

A decoração tradicional com moldura é sempre uma excelente opção. Afinal, foi a partir das molduras clássicas que surgiram as mais modernas idéias de decoração com fotografias. Não importa a sua escolha, o charme está em como você irá expor os momentos mais especiais da sua vida.

​

Para decorar com molduras, devemos seguir alguns requisitos básicos, como por exemplo, o arranjo das peças, o material escolhido, o tema da foto e o estilo da moldura.

​

Lembre-se sempre dessas dicas para não cometer erros ao decorar com molduras.

​

Organização

​

Esqueça tudo sobre simetria. Você pode criar efeitos visuais com seus quadros, respeitando outros princípios de decoração, como unidade e equilíbrio. Assim, você pode misturar peças e materiais de maneira harmônica.

​

Sempre considere que as molduras precisam ser vistas; portanto, as maiores ficarão atrás e o local da exposição deve permitir a visualização de qualquer ângulo. As molduras expostas em uma área de visualização mais difícil ou muito ampla (móveis de canto ou redondos) solicitam uma exposição triangular.

​

Dica: as prateleiras formam uma linha de base e isso permite maior liberdade na escolha do tamanho das molduras.

​

Tamanhos

​

É necessário prestar muita atenção ao tamanho das peças. Tudo vai depender do espaço físico que você possui. Respeite os limites da sua área desenhando um limite imaginário na parede, prateleiras e móveis. Essa linha imaginária permitirá que você ajuste os tamanhos apropriados dos quadros para o equilíbrio visual.

​

Molduras

​

A qualidade da moldura merece atenção especial. As melhores peças têm materiais e acabamentos de boa qualidade, tendem a ter molduras mais bonitas e geralmente são mais resistentes - geralmente também são mais caras. Uma boa escolha de peças garante não apenas a beleza da sua decoração, mas também a funcionalidade da composição.

​

É ideal manter um padrão ao escolher molduras para que os elementos de sua decoração sejam refletidos nelas. Isso evitará a compra de qualquer coisa apenas por parecer bonita, mas sendo guardada no armário com a sensação de que não se adequa ao seu ambiente.

​

Decorações mais clássicas exigem quadros mais tradicionais em tons e padrões neutros. Molduras de madeira funcionam muito bem em uma decoração mais rústica. Uma decoração mais moderna fica ótima com molduras coloridas e formatos diferentes.

​

Quebre a monotonia em tamanhos e formatos, mas tente usar uma única linha ao escolher o material e a textura (madeira, prata, espelhada). O uso de diferentes molduras na decoração do ambiente escolhido fará com que você obtenha resultados mais bonitos e também garanta espaços mais atraentes e elegantes. A escolha é sua!

​

Dica: lembre-se de que a moldura também deve ser escolhida pelo verso e deve ter um bom acabamento, pois o objeto pode ser visto de todos os ângulos, dependendo de onde você os coloca.

​

Setorização

​

Para criar uma decoração mais harmoniosa, o ideal é agrupar as imagens por tema, como viagens, família, amigos, crianças. Procure fotos que representem seus melhores momentos e setorize os quadros de acordo com esses critérios, organizando cada grupo de temas em locais específicos da sua casa.

​

Dica: evite fotos muito íntimas da família em locais onde eles receberão convidados. Deixe fotos de momentos privados nos quartos e no salão íntimo da casa.

​

Iluminação

​

Uma boa iluminação é sempre uma prioridade em qualquer projeto de design de interiores para aprimorar todos os detalhes da decoração. E com quadros não poderia ser diferente. Posicione as peças de forma que elas sejam sempre favorecidas por iluminação indireta ou difusa. Isso evita que o material refletido nas fotos crie holofotes indesejados na sala.

​

Salas

​

Não há regra a ser seguida quanto às salas onde os quadros serão usados. O importante é que você tenha espaço físico adequado para que os elementos não sejam desorganizados, que não corram o risco de cair, ou mesmo que não pareçam deslocados dentro do projeto que você pensou.

​

Geralmente usamos molduras na sala de estar, na sala de TV, no hall de entrada e também nos quartos, mas isso não significa que eles não possam ser apresentados em outras salas. Desde que você escolha modelos e cores interessantes para as molduras, o uso desse tipo de decoração nos corredores, na área de lazer e até na cozinha confere um ar criativo e divertido a esses ambientes.

​

Reserve a sala de estar e os espaços para receber pessoas para expor suas fotos com mais qualidade e maior produção - é por isso que é importante renovar as fotos periodicamente com ensaios profissionais.

​

• Para escritórios ou escritórios em casa, use imagens em preto e branco. Esse tipo de composição contribui com a sobriedade necessária aos ambientes de trabalho.

​

• Para uma decoração rústica, pode ser interessante usar molduras como as de madeira sem verniz ou mesmo materiais com acabamento rústico.


• Para decorar ambientes modernos, prefira o uso de peças de metal escovado ou acabamento espelhado.


Deve-se ter em mente que a aparência das molduras deve estar em harmonia com a composição do ambiente.


Dica: sempre que você fizer uma composição, preste sempre atenção à profundidade dos móveis e intercale os tamanhos optando por três  de base diferentes. Isso permitirá um efeito visual mais leve e menos cansativo.

Imagens: Pinterest

bottom of page