A decoração tradicional com moldura é sempre uma excelente opção. Afinal, foi a partir das molduras clássicas que surgiram as mais modernas idéias de decoração com fotografias. Não importa a sua escolha, o charme está em como você irá expor os momentos mais especiais da sua vida.

Para decorar com molduras, devemos seguir alguns requisitos básicos, como por exemplo, o arranjo das peças, o material escolhido, o tema da foto e o estilo da moldura.

Lembre-se sempre dessas dicas para não cometer erros ao decorar com molduras.

Organização

Esqueça tudo sobre simetria. Você pode criar efeitos visuais com seus quadros, respeitando outros princípios de decoração, como unidade e equilíbrio. Assim, você pode misturar peças e materiais de maneira harmônica.

Sempre considere que as molduras precisam ser vistas; portanto, as maiores ficarão atrás e o local da exposição deve permitir a visualização de qualquer ângulo. As molduras expostas em uma área de visualização mais difícil ou muito ampla (móveis de canto ou redondos) solicitam uma exposição triangular.

Dica: as prateleiras formam uma linha de base e isso permite maior liberdade na escolha do tamanho das molduras.

Tamanhos

É necessário prestar muita atenção ao tamanho das peças. Tudo vai depender do espaço físico que você possui. Respeite os limites da sua área desenhando um limite imaginário na parede, prateleiras e móveis. Essa linha imaginária permitirá que você ajuste os tamanhos apropriados dos quadros para o equilíbrio visual.

Molduras

A qualidade da moldura merece atenção especial. As melhores peças têm materiais e acabamentos de boa qualidade, tendem a ter molduras mais bonitas e geralmente são mais resistentes - geralmente também são mais caras. Uma boa escolha de peças garante não apenas a beleza da sua decoração, mas também a funcionalidade da composição.

É ideal manter um padrão ao escolher molduras para que os elementos de sua decoração sejam refletidos nelas. Isso evitará a compra de qualquer coisa apenas por parecer bonita, mas sendo guardada no armário com a sensação de que não se adequa ao seu ambiente.

Decorações mais clássicas exigem quadros mais tradicionais em tons e padrões neutros. Molduras de madeira funcionam muito bem em uma decoração mais rústica. Uma decoração mais moderna fica ótima com molduras coloridas e formatos diferentes.

Quebre a monotonia em tamanhos e formatos, mas tente usar uma única linha ao escolher o material e a textura (madeira, prata, espelhada). O uso de diferentes molduras na decoração do ambiente escolhido fará com que você obtenha resultados mais bonitos e também garanta espaços mais atraentes e elegantes. A escolha é sua!

Dica: lembre-se de que a moldura também deve ser escolhida pelo verso e deve ter um bom acabamento, pois o objeto pode ser visto de todos os ângulos, dependendo de onde você os coloca.

Setorização

Para criar uma decoração mais harmoniosa, o ideal é agrupar as imagens por tema, como viagens, família, amigos, crianças. Procure fotos que representem seus melhores momentos e setorize os quadros de acordo com esses critérios, organizando cada grupo de temas em locais específicos da sua casa.

Dica: evite fotos muito íntimas da família em locais onde eles receberão convidados. Deixe fotos de momentos privados nos quartos e no salão íntimo da casa.

Iluminação

Uma boa iluminação é sempre uma prioridade em qualquer projeto de design de interiores para aprimorar todos os detalhes da decoração. E com quadros não poderia ser diferente. Posicione as peças de forma que elas sejam sempre favorecidas por iluminação indireta ou difusa. Isso evita que o material refletido nas fotos crie holofotes indesejados na sala.

Salas

Não há regra a ser seguida quanto às salas onde os quadros serão usados. O importante é que você tenha espaço físico adequado para que os elementos não sejam desorganizados, que não corram o risco de cair, ou mesmo que não pareçam deslocados dentro do projeto que você pensou.

Geralmente usamos molduras na sala de estar, na sala de TV, no hall de entrada e também nos quartos, mas isso não significa que eles não possam ser apresentados em outras salas. Desde que você escolha modelos e cores interessantes para as molduras, o uso desse tipo de decoração nos corredores, na área de lazer e até na cozinha confere um ar criativo e divertido a esses ambientes.

Reserve a sala de estar e os espaços para receber pessoas para expor suas fotos com mais qualidade e maior produção - é por isso que é importante renovar as fotos periodicamente com ensaios profissionais.

• Para escritórios ou escritórios em casa, use imagens em preto e branco. Esse tipo de composição contribui com a sobriedade necessária aos ambientes de trabalho.

• Para uma decoração rústica, pode ser interessante usar molduras como as de madeira sem verniz ou mesmo materiais com acabamento rústico.


• Para decorar ambientes modernos, prefira o uso de peças de metal escovado ou acabamento espelhado.


Deve-se ter em mente que a aparência das molduras deve estar em harmonia com a composição do ambiente.


Dica: sempre que você fizer uma composição, preste sempre atenção à profundidade dos móveis e intercale os tamanhos optando por três  de base diferentes. Isso permitirá um efeito visual mais leve e menos cansativo.

Imagens: Pinterest