Antes de começar, você precisará revisar seus álbuns digitais, porque, com os celulares cada vez mais poderosos, tiramos muitas e muitas fotos quase todos os dias, e nem todas são boas ou necessárias.

Revisar arquivos

Com algumas etapas, você poderá colocar tudo em ordem e várias coisas no lixo:

• Exclua fotos ruins (sem foco, nitidez, muito escura) e também fotos muito semelhantes. Escolha as duas ou três melhores de cada sequência.

• Exclua também fotos sem importância ou momentos irrelevantes, como impressões de documentos e fotos de referência que serviram apenas por um momento específico. Escolha um critério apropriado aos seus valores e comece o desafio.

• Aproveite esta revisão para selecionar também todas as suas fotos favoritas.

Organização

Para começar, desenvolva uma lógica para criar pastas e subpastas. Quando você procura uma foto, qual é a primeira coisa que passa pela sua cabeça?

Você está procurando o dia do aniversário, a viagem especial, o jantar, o horário aproximado em que o evento/viagem aconteceu? Portanto, é exatamente esse critério que funcionará para sua organização. Se você estiver procurando por um evento, use esta categoria para nomear suas pastas. Se você estiver procurando por uma data, essa deve ser sua escolha.

A metodologia ensina várias formas de nomenclatura, como datas, eventos, pessoas e até cores - é possível usar cores em pastas e na prioridade das fotos, se essa for a sua preferência. Escolha seus critérios, mas lembre-se de manter um padrão para ajudar na organização.

Por exemplo, você pode criar um álbum com o tema "Viagem" e, dentro dele, colocar o nome dos "Países/Cidades" visitados. Se, felizmente, você voltou a esses lugares mais de uma vez, coloque-os no mesmo álbum, mas use as datas para distinguir as pastas de viagem. Também é importante escolher um padrão ao nomear.

Ex: álbum da França
Costa Azul - 2015 - maio
Paris - 2019 - junho

Você pode usar qualquer classificação (Família, Feriados, Natal, Férias, Aniversários), desde que sua escolha facilite a pesquisa quando você precisar encontrar uma foto específica.

Fotos das crianças

Quando se trata de crianças, o ideal é que todos tenham seu próprio álbum, afinal estamos começando a contar uma história, não é? Então coloque nesses álbuns tudo o que é realmente interessante para você e para ele no futuro.

Aconselho que você faça uma organização cronológica para facilitar. Isso permitirá que eventos como gravidez, nascimento, batismo, primeiro aniversário e qualquer outro momento especial sejam considerados na construção das memórias de seus filhos. No futuro eles agradecerão e, sempre que precisar encontrar uma foto especial, ela será rápida e fácil.

A cronologia é a parte mais importante e deve ser feita com cuidado. Sempre tente usar datas (anos e meses). No início, fazer isso pode parecer chato ou desnecessário, mas ao longo dos anos se torna muito importante, especialmente para fotos de bebês.

Dica: durante a sua revisão, crie uma pasta "Descarte". Essa pasta ajudará você a ser mais decisivo ao escolher as fotos que devem ser excluídas e fornecerá a segurança de poder recuperá-las se você mudar de ideia. A revisão desta pasta pode ser feita a cada seis meses e você terá certeza absoluta de que não precisa de nenhuma foto dessa pasta.

Dica: tente criar uma pasta dentro de cada álbum principal com as melhores fotos, apenas as que você mais gostou e as que são mais importantes. Você pode nomear uma pasta como “preferida”, “especial”, “selecionada”. Isso facilitará em relação ao tempo quando você quiser compartilhar com alguém - seja uma apresentação no evento da família ou ao imprimir para colocar num álbum ou porta-retrato.

A criação dessa pasta também permite que você escolha ou mantenha com mais facilidade no caso de revisar arquivos, devido à falta de espaço ou apenas porque não faz mais sentido - pois as fotos “especiais” sempre serão tratadas com cuidado.

Dica: mantenha suas fotos no tamanho original. Se, por algum motivo, isso não for possível no momento do backup, garanta suas fotos favoritas sem reduzir o tamanho do arquivo. Esta é uma garantia de melhoria no futuro com boa qualidade, e sem arrependimentos. Quanto maior o arquivo, melhor a qualidade. Portanto, sempre faça uma boa impressão.

Dica: Faça uma lista por escrito dos requisitos que você deseja usar antes de começar a renomear pastas. Isso permite que a organização seja mais eficiente.

Imagens: Pinterest