Se você prefere ter as fotos à mão, não se preocupe, é possível usar caixas, pastas, envelopes ou arquivos do organizador para isso.

A regra sempre será a mesma. Antes de tudo, você deve definir os critérios da sua organização, seja para fotos de família, viagens, amigos, eventos, aniversários, etc. Uma boa maneira de começar é categorizar cada grupo de fotos em envelopes e usar "post it" para identificar cada envelope. O objetivo é garantir que nenhuma foto esteja fora de ordem.

Organize cada envelope em ordem cronológica. Novamente, lembre-se da importância das datas, porque quando você precisar encontrar uma foto especial, será mais fácil se elas estiverem organizadas e separadas por datas.

Dica: aproveite a oportunidade para separar as fotos que precisam ser restauradas.

Dica: se você deseja excluir uma foto, sugiro que você a corte antes de jogar a lixeira.

Quando esse processo terminar, basta definir onde você guardará suas fotos. Verifique seu espaço e decida entre caixas, baús, envelopes ou arquivos. Não se esqueça de identificar cada caixa pela categoria que você separou anteriormente.

Importante: no caso de fotos muito antigas, é interessante separá-las com papel de seda ou papel vegetal para sua conservação (essa dica também é útil para outras fotos, se possível). Se você decidiu manter essas fotos é porque elas são especiais e, portanto, merecem ser armazenadas com cuidado.

A caixa do ano

A ideia de reunir todos os bons momentos vividos durante o ano também pode funcionar muito bem. Separe e imprima suas melhores fotos mensalmente e coloque-as dentro de sua caixa de memória. Imagine quando abrir esta caixa no final do ano e rever quantas coisas boas você já experimentou! Será maravilhoso!

Dica: guarde suas caixas de fotos em locais com baixa temperatura e baixa umidade. Em geral, para fotos coloridas, a alta temperatura facilita o desbotamento das cores.

Caixas de viagem

As fotos foram feitas para serem vistas. Então, que tal tê-las em uma caixa na decoração da sua casa? Escolha um modelo de caixa ou personalize uma que já tenha com o mapa do metrô que você trouxe da sua última viagem. Você também pode usar uma mala de viagem estilo vintage.

Dica: de vez em quando abra suas caixas, reviva os momentos, lembre-se dos detalhes daquele dia, viaje novamente e sorria!

Imagens: Pinterest