Que tal fazer um quebra-cabeça com uma boa imagem da sua família? Você gosta dessa ideia? Darei a você o passo a passo de como fazê-lo e garanto que as crianças vão adorar brincar com ele.

Como fazer 

1 - Escolha a foto que você deseja transformar em quebra-cabeça e amplie-a para o tamanho que deseja. Lembre-se de que a foto deve ter uma boa resolução. Normalmente A4 e A3 são os tamanhos recomendados. Você pode fazer isso com uma impressora doméstica ou, se possível, indo a uma loja de fotos para obter uma melhor resolução de impressão.

2 - Selecione um suporte de quebra-cabeça do mesmo tamanho da foto escolhida. Você pode usar papelão de alta qualidade como base, de preferência de pelo menos 0,3 cm, podendo até aproveitar uma caixa antiga. Não se esqueça também de escolher uma cor para o verso.

3 - Para começar, além da foto e da base, você precisará de cola (líquido ou spray para evitar danos à foto), tesoura, caneta, lápis, borracha, régua e também um verniz para proteger a foto.

4 - Cole a foto na base escolhida, use um rolo ou um cartão bancário para remover as possíveis bolhas e deixar a foto bem esticada. Aguarde algumas horas até a cola secar.

5 - Aplique o verniz e aguarde novamente o tempo de secagem recomendado do produto indicado na embalagem.

6 - Vire a foto e comece a desenhar a grade do seu quebra-cabeça. Use uma régua para fazer as marcações e desenhe uma grade com lados de cerca de 2 cm (para um quebra-cabeça maior, com peças menores) ou 2,5 cm (para um quebra-cabeça menor, com peças maiores). Comece desenhando formas circulares (semicírculos côncavos e convexos) em cada lado dos quadrados, para que as peças se encaixem quando o quebra-cabeça é cortado. Você também pode usar triângulos, quadrados ou outras formas invertidas.

Se você deseja facilitar esse processo, existem vários modelos prontos na internet; nesse caso, basta escolher um deles, fazer uma impressão e colá-la na parte traseira da sua base.

7 - Corte as peças do seu quebra-cabeça com uma tesoura ou uma caneta seguindo os desenhos feitos na parte de trás da sua foto. Corte as linhas ou colunas primeiro e depois as peças individualmente. Use saquinhos tipo zip-loc para guardar as peças de cada quebra-cabeça. Divirta-se!

Imagens: Pinterest